Campo de Férias Claret 2024

Campo de Férias Claret 2024

Campo de Férias na Casa da Juventude, Carvalhos

De 1 a 5 de julho decorreu na Casa da Juventude Claret, nos Carvalhos, Vila Nova de Gaia, o Campo de Férias CLARET 2024 organizado pela Equipa de Pastoral Juvenil Vocacional dos Missionários Claretianos da Província de Fátima, onde participou um grupo de 22 membros, 16 participantes, 3 animadores e 3 responsáveis.

Através da máquina do tempo viajámos até ao século XIX para conhecer um pouco mais de Santo António Maria Claret.

Através de dinâmicas, tipo gincanas, pudemos descobrir mais sobre a sua história, as suas virtudes e a sua relação com Maria.

Ficámos a conhecer mais sobre o que ele fez durante a sua vida por várias cidades e países, através da visualização do filme “Claret”, que teve estreia mundial no ano 2022.

Aprendemos o que é ser missionário e que é preciso ser missionário nos dias de hoje. Ficamos a entender que todos podemos ser missionários, ajudando o próximo e espalhando a Palavra de Deus em todos os lugares. Foi essa a missão que nos foi dada antes de entrar na máquina do tempo que nos trouxe de volta ao século XXI.

Beatriz Pereira, APJ

_______

Durante esta atividade do Verão Claretiano 2024, os participantes puderam conhecer melhor a vida do “Padre” Claret, como lhe chamamos em família, o seu espírito missionário ao estilo dos Apóstolos, o seu carisma de fundador da Família Claretiana, especialmente da Congregação dos Missionários Filhos do Imaculado Coração de Maria (Missionários Claretianso), o seu ardor apostólico, como Confessor da Rainha Isabel II de Espanha, o seu amor à Virgem Maria, e a sua coragem e determinação na defesa dos direitos humanos, dos mais frágeis e pobres, especialmente quando foi Arcebispo de Cuba.

Claret fez uma experiência profunda de encontro com Jesus Cristo e realizou uma obra imensa e bela, a partir da sua relação de filial com Jesus Cristo na oração, e da sua amorosa relação com Maria, sua Mãe, Mestra e Formadora.

Claret foi e continua a ser “Missionário Apostólico”, fonte de inspiração para os homens de todos os tempos. O seu espírito missionário, que continua a animar muitos homens e muitas mulheres, é universal, “é para o mundo inteiro”.

P. Victor Portugal, CMF